Prefeitura de Pinheiro Machado ultrapassa marca de 1500 castrações de cadelas e gatas

A Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado, através da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente e da Secretaria de Assistência Social e em parceria com a Ong GPA UPA, alcançou uma marca expressiva: mais de 1500 castrações de cadelas e gatas entre os anos de 2021 e 2024. Essa conquista é resultado do compromisso assumido desde o início da gestão com o controle populacional de cães e gatos no município, visando minimizar os problemas relacionados à proliferação desses animais.

O Centro de Zoonoses tem sido um aliado fundamental nessa iniciativa, realizando a castração em massa das fêmeas caninas e felinas. Essa ação tem como objetivo principal controlar a reprodução descontrolada de cães e gatos, um problema que há anos aflige a comunidade de Pinheiro Machado.

Desde o início da parceria com a Ong GPA UPA, a prefeitura tem investido em um planejamento contínuo para a realização dos procedimentos de castração, refletindo o sucesso observado em várias cidades do Brasil que adotaram estratégias similares. A continuidade e o planejamento dessas ações são cruciais para o êxito do controle populacional e a promoção da saúde pública.

A importância da castração vai além do controle da população de animais abandonados. Esta medida preventiva é a mais segura e eficaz, trazendo inúmeros benefícios para a saúde dos animais, como a prevenção de doenças, a melhoria no comportamento, a redução do risco de fugas e brigas, e a prevenção de gravidez psicológica. Além disso, a castração aumenta a expectativa de vida dos animais, evitando a propagação de doenças graves.