Com custo zero, Pinheiro Machado inicia projeto de energia solar em prédios públicos
A Prefeitura de Pinheiro Machado começou a receber placas solares nesta semana, que estão sendo instaladas em locais de maior consumo de energia: a rodoviária municipal, a Secretaria Municipal de Saúde e a EMEF Manoel Lucas Prisco.
Com essas novas usinas solares, o município ganha em eficiência energética, economizando nos gastos com eletricidade e contribuindo para o meio ambiente ao adotar uma fonte de energia renovável.
Importante destacar que o projeto não gerou custos para o município, resultando em mais recursos disponíveis para outras áreas essenciais.
SAIBA MAIS:
Essa iniciativa faz parte do programa de eficiência energética, que tem como objetivo melhorar o uso de energia, reduzindo o desperdício e os custos associados ao consumo energético.
O programa adota práticas, tecnologias e estratégias para um uso mais racional da energia, mantendo o conforto, a produtividade e a qualidade dos serviços oferecidos. Dessa forma, o projeto melhora a eficiência dos sistemas e processos, diminui o consumo de energia e, por consequência, reduz impactos ambientais, como a emissão de gases de efeito estufa.
O programa é uma iniciativa da ANEEL, que através da lei Nº 9.991/2000 obriga as distribuidoras de energia a investirem 1% de sua receita operacional líquida (ROL) em projetos de Eficiência Energética (PEE) e pesquisa e desenvolvimento (P&D), através das Chamadas Públicas de Projetos (CPP).